O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou que está a ser desenvolvido um projecto para concessionar a privados a Coudelaria de Alter do Chão. O objectivo desta iniciativa é construir uma unidade hoteleira neste local de forma a potenciar o turismo no Alto Alentejo.

Em Alter do Chão decorreu um debate sobre esta temática, onde o ministro da Economia avançou que “o investimento será privado”; no entanto, “passa por um compromisso do Turismo de Portugal para investimento na renovação das infra-estruturas que estão à volta do que será o hotel”.

Manuel Caldeira Cabral adiantou que já existe “interesse de investidores privados em desenvolver um projecto turístico” e que, apesar de ser um “projecto privado”, “tem que ter viabilidade” pelo que vai poder contar com o apoio do Turismo de Portugal através da “linhas especiais de crédito”, tal como acontece com o “Programa Revive”.

Presentes neste evento estiveram também os ministros da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques. Luís Capoulas Santos defendeu que “é em redor do turismo que passa o futuro da Coudelaria de Alter do Chão, não esquecendo as outras componentes que dão vida àquele equipamento, nomeadamente a criação e projecção do Cavalo Alter Real” e que o mesmo “vai arrancar na Coudelaria a curto prazo, a partir de Janeiro, numa estratégia concertada entre os vários ministérios”.

Pedro Marques referiu ainda que “o património histórico do Cavalo Alter Real é para preservar” e salientou que “vai trazer mais emprego e mais recursos para a região”. Acrescentando ainda que “este é um património de Alter do Chão, do distrito de Portalegre, mas é um património que tem que se projectar em bem-estar. E, para isso, temos que tratar bem dos cavalos, mas temos que criar à volta disso riqueza, emprego, e para isso temos que investir na criação de riqueza”. 

Foto: Coudelaria de Alter