A ANA - Aeroportos de Portugal revelou que, em 2016, mais de um quarto dos cerca de 650 mil passageiros com destino ao aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, optaram por voos low cost.

Recorde-se que foi em Março de 2015 que as companhias aéreas Ryanair e easyJet passaram a promover voos low cost para Ponta Delgada. De acordo com a ANA, entre Janeiro e Outubro de 2016, 28% dos passageiros desembarcados no aeroporto João Paulo II eram provenientes de voos low cost.

Os dados avançados pela secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores reforçam esta ideia, ao referir que, neste período, 643.490 passageiros chegaram a Ponta Delgada, ou seja, mais 55% que no período homólogo de 2014 (414.481 passageiros), valor que ultrapassou meio milhão de passageiros em 2015.

Em declarações à agência Lusa, o secretário regional dos Transportes e Obras Públicas, Vítor Fraga, refere que a operação das companhias low cost permite, “por um lado, proteger os residentes e estudantes, criando condições para aumentar a sua mobilidade e a sua capacidade de acessibilidade ao exterior da região” e, “por outro, criar condições para que entrassem novos operadores e, com isso, o acesso aos Açores passasse a ser mais competitivo, possibilitando a captação de maior número de passageiros, o que se traduz também em impacto direto num setor fundamental para a região, o turismo”.

Vítor Fraga lembrou que a “revisão das obrigações do serviço público de transporte aéreo inter-ilhas” originou a redução do preço das viagens e o aumento da conectividade entre todas as ilhas. Como consequência, assistiu-se a um “incremento muito expressivo ao nível do número de passageiros desembarcados por todas as ilhas, na maior parte delas acima dos 20%”.

Refira-se ainda que os voos low cost chegam à ilha Terceira no dia 2 de Dezembro. Sobre este assunto, Vítor Fraga defende que “tanto as organizações públicas como a iniciativa privada estará habilitada a dar uma resposta cabal” ao “incremento de pessoas a visitar a ilha”, nomeadamente ao aumento dos níveis de mobilidade dos residentes.

Foto: Por Ruben JC Furtado - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16314628