A Câmara Municipal de Ourém anunciou que Fátima vai receber, nos dias 22 e 23 de Novembro, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação. O evento vai contar com a participação de diversos governantes de todo o mundo.

Este congresso internacional vai ser promovido numa parceria entre a autarquia de Ourém e a Organização Mundial de Turismo (OMT) e conta com o apoio do ministério da Economia. Presentes vão estar o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, e diversos ministros e ex-ministros de países como o Paraguai, Sri Lanka, Lituânia, Macedónia, Egipto; assim como especialistas do turismo da Coreia do Sul, Espanha, Noruega, Etiópia ou Israel.

Subordinado ao tema - ‘O potencial dos lugares sagrados como ferramenta para o desenvolvimento do turismo sustentável’-, este “congresso é mais um passo” no sentido de Fátima assumir a sua “centralidade” no mundo, afirmou, na apresentação oficial deste evento, o presidente da edilidade de Ourém.

Paulo Fonseca explicou também que o congresso internacional está integrado nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima e tem como missão debater e reflectir sobre o potencial competitivo do mercado do turismo religioso, aumentar a atractividade nos destinos religiosos, prosseguir a afirmação do turismo religioso nas redes regionais, nacionais e internacionais de inovação e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover destinos religiosos.

O congresso internacional vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI com uma lotação para 2.600 pessoas.

Foto: Santuário de Fátima